sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ARMANDO AVENA COMENTA: VEJA QUAIS SÃO AS MAIORES CIDADES DA BAHIA

Redação - 16/09/2019 07:44 - Atualizado 17/02/2020

As cidades mais populosas da Bahia são Salvador, com 2,87 milhões de habitantes, Feira de Santana, com 641 mil, Vitoria da Conquista com 341 mil, Camaçari com 229 mil, Juazeiro com 216 mil e Itabuna com 213 mil habitantes, segundo divulgado pelo IBGE. Essas cidades possuem  uma economia mais pujante e mesmo na crise mantém certo dinamismo produtivo. Com o perfil produtivo  múltiplo, Salvador, Feira, Itabuna e Conquista mantém-se dinâmicas economicamente, enquanto  Camaçari tem um perfil mais concentrado na indústria e  Juazéiro na fruticultura irrigada.

Já entre as cidades que mais crescem na Bahia em termos populacionais, algumas crescem por causa de mudanças no território, mas outras crescem porque a economia está deslanchando. É o caso Nova Soure, cuja população do município cresceu 10% e de Luís Eduardo Magalhães com crescimento de 3,2%. No primeiro caso, foi uma mudança nos limites do município, que ganhou área e população, no segundo caso foi o enorme dinamismo econômico da cidade e da região que vem atraindo migrantes e aumentando sua população.

Os demais municípios que mais obtiveram crescimento populacional, entre 2018 e 2019, estão na Região Metropolitana de Salvador, especialmente Camaçari, que já ostenta uma população de 300 mil pessoas. O crescimento populacional de Camaçari Dias D’Ávila, , Madre de Deus e Lauro de Freitas também se escora no crescimento econômico ou na percepção das pessoas de que nesses locais é mais fácil arrumar um emprego.

Salvador continua sendo a quarta cidade mais populosa do país com 2,8 milhões  de habitantes, ficando abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por outro lado,  cerca de 25% da população baiana, ou 3,6 milhões de pessoas, vivem  em Salvador ou Feira de Santana as duas maiores cidades do estado. Uma em cada cinco pessoas que vivem na Bahia moram em Salvador ou Feira de Santana. Apenas essas duas cidades na Bahia possuem uma população maior que 500 mil habitantes, o que aumenta o desequilíbrio populacional já que, com imenso território, o Estado deveria ter outras cidades de porte médio, como ocorre em Minas, Rio e São Paulo. Estimular que cidades como Vitória da Conquista, Barreiras e Luiz Eduardo ampliem sua população e sua atividade econômica será bom para o equilíbrio urbano do nosso Estado.

Por outro cerca de 25% da população baiana, ou 3,6 milhões de pessoas, vivem  em Salvador ou Feira de Santana as duas maiores cidades do estado. Apenas essas duas cidade possuem uma população maior que 500 mil habitantes, o que aumenta o desequilíbrio populacional já que com imenso território o Estado deveria ter outras cidades de porte médio, como ocorre em Minas, Rio e São Paulo. Estimular que cidades como Vitória da Conquista, Barreiras e Luiz Eduardo ampliem sua população e sua atividade econômica é bom para o equilíbrio urbano do nosso Estado.

Salvador ainda é o grande polo econômico

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.