BAHIA PERMANECE SEM AVAL DA UNIÃO PARA EMPRÉSTIMOS, DIZ TESOURO

BAHIA PERMANECE SEM AVAL DA UNIÃO PARA EMPRÉSTIMOS, DIZ TESOURO

A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta quarta-feira (14) que 10 estados brasileiros têm situação fiscal que permite pegar empréstimos com garantia da União. Esses estados têm nota de capacidade de pagamento A ou B. São nove com nota B e apenas o estado do Espírito Santo tem nota A.

De acordo com o documento, os estado que não podem contar com garantia da União para operações de crédito são os com notas C e D. Esses estados passaram de 15 em 2017 para 17 em 2018.

Das 27 Unidades da Federação, 14 têm notas C: Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Outros três têm notas D: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As informações estão no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais.

Ainda segundo o Tesouro Nacional, os dados mostram que Acre, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo, atualmente com nota B, correm risco de cair para a classificação C já no próximo ano.