sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

IGOR CARNAÚBA: AS PRETENSÕES DA DUPLA BAVI NO BRASILEIRÃO 2019

Redação - 25/04/2019 08:08 - Atualizado 25/04/2019

O caminho, tanto do Bahia, quanto do Vitória, não será dos mais fáceis. Para o Rubronegro, o desafio ainda pode parecer mais árduo, por ter a obrigação de subir de volta a Primeirona, depois de um primeiro semestre desastroso. O Tricolor possui uma equipe competitiva, capaz de manter-se na Série A. Contudo, devido às atuações do Bahia nos dois anos anteriores, a torcida espera mais do Esquadrão esse ano.

Além do Vitória, que não costuma passar mais de dois anos na divisão de acesso, a Série B de 2019 conta com equipes de tradição e que, inclusive, já foram vitoriosas desse torneio. Dez dos vinte times participantes já venceram o torneio, e esse é um número que demonstra o seu equilíbrio. Contudo, serão apenas três campeões estaduais de 2019 em campo: Atlético-GO, Sport e Cuiabá, estreante na competição. Mesmo assim, é importante mencionar que o Leão não vence desde o início de fevereiro e não passou da primeira fase do Baianão. Está apostando nas eleições presidenciais do fim do mês para se reestruturar, em um ano de orçamento apertado. É notório que o Vitória terá que reformular o elenco se quiser almejar grandes pretensões na Série B. Da maneira que está configurado atualmente, os seus torcedores temem permanecer na divisão de acesso.

O Bahia entra na elite com o status de campeão baiano de 2019, e já terá um embate de vitoriosos na primeira rodada, ao enfrentar o Corinthians, campeão paulista, na Arena Fonte Nova. Esse ano, mesmo com a eliminação no Nordestão e na Sulamericana, a equipe se encontra com a classificação encaminhada às oitavas da Copa do Brasil, e mostrou evolução sob o comando do técnico Roger. Foram três vitórias e dois empates. Nenhuma derrota. O Tricolor ainda necessita de reforços no meio campo e laterais, por exemplo. Porém, começa a Primeirona com o ataque mais positivo do Brasil no ano, 50 bolas na rede, e com dois atacantes com faro de gol: Gilberto e Fernandão. Considerando que este ano teremos equipes com menor poder aquisitivo que o Bahia como CSA, Fortaleza, Ceará, Avaí; de tradição semelhante como a Chapecoense; e tendo em vista a crise em alguns clubes grandes como Fluminense e Botafogo, além de ser da teoria que sempre há uma equipe grande que decepciona quando chega em competições de pontos corridos, dá para o Esquadrão figurar, finalmente, entre os dez primeiros este ano. Conseguir uma vaga direta na Libertadores parece um pouco difícil, a não ser que se contrate boas peças e o time de fato encaixe com Roger. Por estar apenas em duas competições esse ano, o Bahia deve tentar alcançar voos maiores na Copa do Brasil e administrar na série A a fim de conseguir uma colocação de respeito ao fim das 38 rodadas.

O Bahia estreia contra o Corinthians, na Arena Fonte Nova, domingo (28), às 16h. O Vitória, por outro lado, começa a série B fora de casa contra o Botafogo de Ribeirão Preto, um dia antes (27), às 11h, novo dia e horário de competições CBF.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.