quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

IGOR CARNAÚBA: BAHIA DE FEIRA: CONHEÇA O FINALISTA DO INTERIOR DO BAIANÃO 2019

admin - 11/04/2019 13:15 - Atualizado 16/04/2019

O Bahia de Feira, ao se garantir na final do Campeonato Baiano de 2019 ao bater o Conquista por 2-1, foi a primeira equipe do interior, no século, a se garantir em duas finais na mesma década, sendo que, em 2011, se sagrou campeão do torneio ao ganhar do Vitória, em pleno Barradão, e impedir o pentacampeonato inédito do adversário. O sucesso da equipe de Feira de Santana é fruto de bastante organização administrativa, tanto fora quanto dentro de campo.

O Tremendão foi fundado em 1937, porém, sumiu do mapa do futebol durante os anos 80 até 2009, quando o Grupo Nobre assumiu o controle do Bahia de Feira e organizou a equipe para que a mesma subisse de divisão no estadual, no mesmo ano, como campeã. Já em 2010, o time chegou às semifinais da competição e, no ano seguinte, a ADBF já sagrou-se campeão baiano e, desde então, nunca foi rebaixada no estadual, mesmo fazendo algumas más campanhas, inclusive na Série D do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, o grupo deu um passo grande na história do Bahia de Feira, inaugurado o próprio estádio da equipe: a Arena Cajueiro, sendo uma iniciativa pioneira no interior da Bahia. Possuir um território particular acarreta em crescimento do patrimônio, visibilidade e aumento da arrecadação de público. Além do mais, o Bahia de Feira diversifica as suas atividades, ao abrir no seu espaço, uma academia e uma escola de futebol, que trabalha com os jovens de 7 a 14 anos. Por fim, a grama da arena ésintética, inclusive instalada pela mesma empresa responsável pela do Athlético Paranense (palco de Copa do Mundo), e isso favorece ao time da casa a sair com resultados positivos, pelo material ser estranho aos adversários, acostumados a jogarem em gramado natural.

O time também é bem organizado dentro de campo, e isso um dos motivos para isso é graças à manutenção do treinador do ano passado, o Barbosinha. O campeonato baiano é conhecido pela “dança dos técnicos”, que são demitidos no meio do torneio e vão para outras equipes, havendo um grande câmbio nos cargos e, consequentemente, uma não continuidade de um trabalho que, às vezes, não é culpa da direção técnica.

O Bahia de Feira contará com esses dois diferenciais, inclusive, no seu objetivo maior de fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série D esse ano. Enquanto a competição nacional não inicial, a ADBF foca suas atenções na final do Baianão, sendo o primeiro jogo da final no domingo (14), no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Por questão do estádio do governo possuir uma capacidade maior, o palco da ida será sob grama natural, e a equipe do interior perde a vantagem do ambiente sintético. A volta, sendo a decisão final, será no outro domingo (21). Caso seja campeão, o Tremendão chegará ao segundo título do torneio e se igualará ao seu rival Fluminense de Feira (1963 e 1969) e será o próximo time do interior a se sagrar bicampeão na mesma década (sendo o primeiro o próprio Touro do Sertão, nos anos acima citados).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.