sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MASSACRE EM ESCOLA DE SUZANO É NOTICIADO NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Redação - 13/03/2019 14:30 - Atualizado 13/03/2019

O ataque em que dois jovens encapuzados mataram oito pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), e cometeram suicídio em seguida, rapidamente passou a ser noticiado pela imprensa internacional. O site da rede britânica BBC, além de noticiar os fatos conhecidos até o momento sobre o massacre em Suzano, informou que o último caso grande de ataque a uma escola no Brasil aconteceu em 2011, quando 12 alunos foram mortos num colégio em Realengo, no Rio de Janeiro.

Destaca ainda que Jair Bolsonaro, “que assumiu o cargo em janeiro, assinou um decreto que torna mais fácil para os cidadãos cumpridores da lei terem uma arma, uma importante promessa de campanha, apesar de muitas restrições ainda permanecerem em vigor”. O diário parisiense destacou que ataques com vários mortos em escolas são eventos raros no Brasil, no entanto, o país está entre os que mais sofrem com violência envolvendo arma de fogo em geral.

O site da revista alemã ‘Focus’ noticia que os dois assassinos mascarados abriram fogo dentro da escola e se suicidaram em seguida. “O motivo por enquanto é desconhecido”, diz a reportagem. O jornal espanhol ‘El País’ diz que o “Brasil acaba de sofrer um desses assassinatos tão frequentes nos Estados Unidos”. O veículo recorda o ataque em Realengo, no Rio de Janeiro, quando 12 alunos foram mortos.

O jornal britânico ‘The Guardian’, ao noticiar que pelo menos 10 pessoas foram mortas no ataque, diz que tiroteios em escola no Brasil são raros, apesar de ser um dos países mais violentos do mundo, com uma taxa anual de homicídios maior que de qualquer outro. Destaca ainda que “as leis de armas são extremamente rigorosas no Brasil, mas não é difícil comprar ilegalmente uma arma. O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou recentemente que os controles de posse de armas seriam afrouxados”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.