sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CÂMARA REGISTRA ARQUIVAMENTO DE PROCESSO CONTRA LÚCIO VIEIRA LIMA

Redação - 14/02/2019 19:30

A mesa diretora do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados oficializou o arquivamento do processo contra o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) para perda de mandato, por quebra de decoro parlamentar, na quarta-feira (13). A informação foi divulgada na ficha de tramitação do processo disponível no site da Casa. O arquivamento já era previsto, com o fim da legislatura passada. O último depoimento marcado – que ouviria testemunhas de defesa do ex-parlamentar – foi a três dias do recesso na Casa e acabou cancelado.

Lúcio tentou se reeleger no ano passado, mas não obteve sucesso. Ele respondia por quebra de decoro por conta da apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento usado como “bunker” e atribuído ao seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que acabou preso. A representação contra o ex-deputado baiano no Conselho foi aberta por dois partidos: o PSOL e a Rede. Na representação, as legendas chegaram a citar versos do poeta Gregório de Mattos: “Que falta nessa cidade?…Verdade. Que mais por sua desonra?…Honra. Falta mais que se lhe ponha?…Vergonha”. No pedido, as legendas citam que foram encontradas, nas cédulas de dinheiro apreendidas, digitais do ex-assessor de Lúcio, Job Brandão.

A acusação é de que Lúcio Vieira Lima teria praticado crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Parte dos valores apreendidos no apartamento seriam oriundos de supostos pagamentos ilícitos feitos pela Construtora Odebrecht, em 2010 e 2013, para que o parlamentar favorecesse a tramitação de projetos legislativos em benefício da empresa. Ele também é acusado de se apropriar do salário de Job Brandão, de R$ 8 mil, no período em que ele trabalhou na função de assessor. Segundo a defesa de Lúcio, as “acusações formuladas sequer poderiam ser processadas, considerando que ocorreram antes do exercício do atual mandato parlamentar, e outras são absolutamente infundadas”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.