sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PROFISSIONAIS ESTÃO OTIMISTAS COM MERCADO DE TRABALHO, APONTA PESQUISA

Redação - 05/12/2018 09:01

Levantamento da recrutadora de cargos de média e alta gerência Robert Half mostra que o índice de confiança de profissionais em relação ao mercado de trabalho atingiu o maior patamar da série, iniciada em agosto de 2017. Em sua 6ª edição, o Índice de Confiança Robert Half (ICRH) chegou a 55,3 pontos. O indicador varia de 0 a 100 – valores acima de 50 pontos indicam profissionais qualificados confiantes.

A sondagem foi conduzida pela Robert Half no mês de novembro com 1.161 profissionais, todos com nível superior e a partir de 25 anos de idade. A melhora, segundo a empresa, vem da definição do cenário político brasileiro, que traz otimismo para a economia e mercado de trabalho quando se trata de expectativas futuras. Todas as categorias que compõem o ICRH – desempregados, empregados e recrutadores –mostraram-se mais confiantes com os próximos seis meses. Em relação à última pesquisa, em julho, os indicadores tiveram alta no índice tanto na média consolidada quanto entre as categorias.

Sobre a situação atual, apenas a faixa dos desempregados apresentou leve queda em relação a julho. A confiança dos recrutadores e desempregados com o futuro atingiu 57,1 pontos. A dos empregados ficou em 51,6 pontos. Já a confiança em relação à situação atual ficou em 35,2 pontos entre os recrutadores, 32,5 entre os empregados e 18,3 entre os desempregados. “Segundo a pesquisa, 70% dos profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas acreditam que 2019 será melhor do que 2018 quando o assunto é criação de vagas. Assim, com a chegada de um novo ano, é importante ser estratégico quanto aos planos de contratação”, aponta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.

A possibilidade de crescimento é o critério mais importante para os candidatos na escolha de uma vaga, tanto para profissionais empregados (35%) como para desempregados (44%). O item salário aparece na segunda posição, com 20% e 16%, respectivamente.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.