sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

SALVADOR SERÁ DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO DA ONU SOBRE TRÂNSITO

Redação - 27/11/2018 18:49

As estratégias para garantir a segurança no trânsito de Salvador estarão num documentário que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está produzindo. Representantes da entidade internacional estão em Salvador gravando entrevistas e imagens nesta terça-feira (27).

Representantes de órgãos e entidades que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) se reuniram para trocar experiências e falar com os jornalistas da Opas. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde e foi implantado em 2013 na capital baiana. O Programa envolve a articulação com diversos setores sociais como saúde, medicina do trânsito e educação para trânsito e transportes terrestres. Entre os anos de 2018 a 2020, a coordenação estratégica do PVT na capital baiana está a cargo da Transalvador.

“Os resultados de Salvador nos animam. É um lugar que não somente conseguiu superar os problemas como insistiu nas ações para promover um trânsito mais seguro. O trabalho que é feito pelo grupo do PVT aqui na cidade é um exemplo”, afirma Victor Pavarino, consultor de segurança viária da Opas/OMS.

Entre as estratégias que promovem um trânsito mais seguro estão o fortalecimento dos setores de engenharia e projeto do órgão e o desenvolvimento de ações para readequação viária e melhoria na sinalização, por exemplo. Vale citar o exemplo da intervenção na Av. Suburbana que, após as melhorias, reduziu o número de acidentes fatais de 17, em 2015, para dois, até o momento, neste ano.

Em requalificações como a da Barra e do Rio Vermelho, foram adotados o conceito traffic calming, um conjunto de medidas para a redução do tráfego motorizado com o objetivo de democratizar o espaço público. Nesses bairros, as velocidades máximas permitidas variam de 30km/h a 40km/h. Há mais espaços para ciclistas e pedestres. Intervenções com essa proposta estão sendo idealizados para outras áreas da cidade.

Também foi repensado o desenho de vias, a exemplo da região do Iguatemi e do Jardim dos Namorados. Nessas obras, foram criados espaços não somente para carros, mas para pedestres e ciclistas. Graças ao esforço municipal, a malha viária da cidade já alcança 225 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Desse número, 149,24 km foram implantados pela Prefeitura de Salvador, desde 2013.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.