sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

GOVERNO ASSINA CONVÊNIOS DE MAIS DE R$10 MILHÕES PARA AGRICULTURA FAMILIAR EM SEABRA

admin - 07/11/2018 09:26 - Atualizado 07/11/2018

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, assinou no município de Seabra, 41 convênios com associações e cooperativas da agricultura familiar, com investimentos de mais de R$ 10 milhões, que beneficiarão mais de mil famílias. Foram contemplados agricultores familiares de instituições selecionadas nos editais de Agroindústrias, Quilombolas, Indígenas, Alianças Produtivas, Bovinocultura e Caprinocultura, nos municípios dos territórios de identidade Chapada Diamantina, Velho Chico e Piemonte da Diamantina.  A ação faz parte de um mutirão, que está sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para dar celeridade às ações do Bahia Produtiva.

 

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os editais resultam em um esforço conjunto realizado pelo governo estadual, prefeituras, associações e cooperativas e outras instituições: “São editais feitos em parceria com os agricultores, recursos para dinamizar diversas cadeias produtivas, que devem ser executados com responsabilidade e seriedade”. Segundo o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, “o Bahia Produtiva tem 873 projetos aprovados, mas só 504 convênios assinados: “Queremos depositar, ainda este ano, os recursos que estão sendo assinados aqui, para que esses projetos comecem a ser executados o mais breve”.

 

Para o quilombola João Batista, da Associação Comunitária de Tirana, do município de Bonito, o Bahia Produtiva representa um grande avanço  para a comunidade. No local, será entregue uma máquina de beneficiar café e um trator cafeeiro, por meio do edital Quilombolas: “Esse projeto que a gente conquistou é algo que a comunidade vem buscando há muito tempo. Com ele, temos certeza que haverá melhoria para toda a comunidade, moradores e todas e todos os beneficiários. Serão vinte famílias beneficiadas. O trator é pra fazer todos os trabalhos das roças, da lavoura e a máquina para poder beneficiar o café. São coisas que a comunidade sonhava muito em ter  e, agora, a gente está conquistando através desse projeto”.

 

O representante da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), Laércio Alves, afirmou que as ações, que serão executadas por meio do edital Aliança Produtiva, serão essenciais para promover a cooperativa: “Vai nos trazer a possibilidade de agregar valor, inclusive de acesso a novos mercados. Vamos ter a oportunidade de ter uma torrefação, produzir nosso próprio café, embalar e botar no mercado. Esse edital traz uma nova perspectiva de vida e melhoramento de renda para os cooperados e as associações que estão vinculadas ao projeto”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.