sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

PRAÇA DA SÉ RECEBE FEIRA DE RUA EM SETEMBRO

Redação - 09/09/2018 17:00

O Centro Histórico de Salvador recebe, no dia 15 de setembro, a primeira edição da Feira da Sé. O evento vai reunir expositores de todo o estado, nos segmentos de antiguidades, artes visuais, artesanato, moda, colecionáveis e gastronomia, na Praça da Sé. O objetivo é fomentar a ocupação do espaço público, dinamizar a economia local, incentivar o lazer e o turismo e integrar o Centro Histórico à cidade.

Dados da última edição do estudo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), indicam uma participação expressiva da indústria criativa na economia do país, tendo contribuído com 2,64% do PIB brasileiro, em 2015. Só neste ano, de acordo com o estudo, o setor gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para o país.

Isso demonstra que negócios criativos tem cada vez um papel mais expressivo no desenvolvimento das economias. Diante disso, o Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, organizador da Feira, acredita que, para além de um evento, a Feira da Sé que irá reunir cerca de 80 negócios criativos nas áreas de artesanato, artes visuais, colecionáveis, moda e gastronomia, possa se tornar um projeto contínuo, contribuindo para o fomento da economia e para a valorização da identidade local.

O objetivo é que este primeiro evento seja um estímulo para que os expositores se reúnam e passem a realizar a feira periodicamente, a exemplo das feiras de rua que são tradicionais em grandes cidades do mundo, como Londres, Berlim, Roma, São Paulo e Porto Alegre. “A partir da primeira edição, o objetivo é dar início às discussões para criação de uma associação constituída por representantes dos expositores, do poder público, da sociedade civil e da comunidade para garantir a continuidade da Feira e para que ela se torne um negócio autossustentável, estimulando a economia colaborativa”, complementa Claudia Vaz.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.