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JOVENS BAIANOS INOVAM FORMA DAS EMPRESAS OUVIREM SEUS CLIENTES

Redação - 17/07/2018 09:23 - Atualizado 17/07/2018

Empreendedores, os jovens criaram um sistema acessado por QR code, que permite deixar sugestões, enviadas na mesma hora para os donos de estabelecimentos comerciais e de serviços. Caixa de sugestões? Ligações para SAC? Esperas intermináveis no call center? Tudo isso é coisa do passado. Pelo menos é o que pretende o projeto Ouvimos você, idealizado pelos estudantes de Engenharia Mecatrônica da Unifacs Brunno Araújo e Lucas Leite.

O projeto consiste em um sistema de comunicação que possibilita aos consumidores entrar em contato diretamente com uma empresa e deixar sua reclamação, sugestão, crítica ou elogio sobre a qualidade dos serviços, produtos e atendimento recebido. A ideia surgiu a partir de uma experiência negativa que os criadores do sistema tiveram em um jantar. “Era aniversário de minha esposa e estávamos em um restaurante junto com outros amigos. O atendimento tinha sido muito ruim e queríamos deixar uma reclamação. Para isso, nos deram um papelzinho onde anotamos a crítica e infelizmente nunca tivemos resposta”, relembra Brunno.  Nascia ali o Ouvimos Você.

Mas como funciona o projeto na prática? Lucas explica. “Basicamente, nós instalamos comunicações no ambiente dos estabelecimentos, como adesivos, displays, cartazes. Esse material é personalizado com um QR code e um link que apontam para o sistema Ouvimos Você. Assim, o cliente dessas empresas pode, através do seu próprio celular e de uma forma simples, prática e rápida, deixar sua sugestão ou reclamação”.

 A avaliação do cliente registrada no sistema é enviada na mesma hora por e-mail para a empresa e quem recebe diretamente esses feedbacks, na maior parte dos casos, são os próprios donos dos estabelecimentos. “Isso garante praticidade e permite que a avaliação não se perca, oferecendo às empresas uma forma de conhecer  o seu cliente e focar naquilo que podem melhorar para elevar a qualidade do serviço”, opina Brunno.

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