quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

CORTE DE BOLSA AMEAÇA PERMANÊNCIA DE 155 ALUNOS INDÍGENAS NA UFBA

Redação - 05/06/2018 09:27

Um total de 155 estudantes indígenas ou quilombolas da Ufba correm risco de deixar a universidade devido à iminente extinção do Programa de Bolsa Permanência, verba destinada por meio do Ministério da Educação MEC) para auxiliar a parcela mais carente de alunos beneficiados pelo sistema de cotas.

Segundo a coluna Satélite do jornal Correio, O repasse de R$ 900, feito diretamente para os estudantes pelo Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação, foi suspenso no início do ano. De lá para cá, o MEC vem adiando a renovação do programa. Em audiência semana passada com estudantes, o ministro Rossieli Soares disse que pode reativar as bolsas, mas que serão restritas a só 800 alunos das 63 universidades federais do país.

Para minimizar a crise, a Ufba repassa R$ 400 do próprio orçamento aos indígenas e quilombolas. “Esse valor é insuficiente para a sobrevivência deles em Salvador. O corte de bolsas será a derrocada da política de reparação. É um tipo de expulsão”, afirmou a pró-reitora de Ações Afirmativas da Ufba, Carla Maciel.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.