sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

INDICADOR REGISTRA CRESCIMENTO DE 0,3% NAS VENDAS DO COMÉRCIO

admin - 01/06/2018 11:05 - Atualizado 01/06/2018

O mercado varejista brasileiro manteve crescimento modesto no mês de abril. Segundo o SpendingPulse, Indicador de Varejo da Mastercard, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção, o volume de vendas totais do mês apresentou expansão de 0,3%, se comparado ao mesmo período de 2017. A média dos últimos três meses foi positiva, totalizando 2,3% de aumento – quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a análise de César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil, o volume de vendas este mês se deve especialmente pela diluição das vendas esperadas para a Páscoa ao longo do mês anterior. “Como comemoramos a Páscoa no início de abril, muitos consumidores adiantaram suas compras em março”, revela. O fato do feriado de Tiradentes ter caído em um final de semana também impactou o resultado.

Dentre os setores que performaram acima do indicador de vendas temos: móveis e eletrodomésticos, supermercados, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Já as vendas do e-commerce registraram aumento de 27,5% em abril, na comparação ano a ano. Neste canal de distribuição, os setores de eletrônicos, móveis e artigos farmacêuticos tiveram desempenho superior a essa porcentagem, enquanto os setores de vestuários e hobby & livraria ficaram abaixo deste número.

Para os próximos meses, a perspectiva também é de crescimento modesto, uma vez que o resultado das vendas no varejo está sendo impactado pela alta taxa de desemprego no país e pela instabilidade do ambiente econômico atual. Desempenho nas regiões brasileiras: As regiões Norte (1,7%), Nordeste (1%), Sul (1,7%) e Sudeste (0,4%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Centro‑Oeste (-3,4%) ficou abaixo do registrado pelo varejo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.