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EM MARÇO, 4 DAS 5 ATIVIDADES DE SERVIÇOS CAEM NA BAHIA: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO SÃO PRINCIPAL INFLUÊNCIA NEGATIVA

Redação - 15/05/2018 13:08

Quatro das cinco atividades de serviços pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) na pesquisa mensal de serviços do estado, tiveram resultados negativos na Bahia. As maiores quedas, em termos de magnitude, foram as dos outros serviços (-28,8%) e dos serviços de informação e comunicação (-14,8%).

Por seu peso na estrutura de serviços do estado, os serviços de informação e comunicação exerceram a principal influência negativa. A atividade se mantém em queda desde junho de 2017 e apresentou, nos três primeiros meses de 2018, uma forte aceleração no recuo, acumulando, neste ano, retração de 14,0%.

Ela reúne serviços de telecomunicações, aqueles ligados à tecnologia da informação, audiovisuais, de edição, agências de notícias e outros. Os outros serviços, que tiveram a segunda maior contribuição para o resultado negativo da Bahia, vêm com recuos seguidos desde novembro de 2017, mas também tiveram uma forte aceleração da queda em março e acumulam perda de 17,3% no primeiro trimestre de 2018.

A única atividade de serviços com crescimento na Bahia, em março, foi a de serviços profissionais, administrativos e complementares (2,1%), que teve o primeiro resultado positivo em mais de um ano (vinha em queda desde fevereiro de 2017), mas ainda se mantém como importante pressão negativa em 2018 (-5,5%) e no acumulado em 12 meses (-20,2%).

Por outro lado, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,3%), que vinham desde o ano passado exercendo uma das principais influências positivas nos serviços baianos, tiveram, em março, a primeira queda em 10 meses.

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