Aprimorar o turismo religioso na Bahia a partir de exemplos de iniciativas bem- sucedidas em todo o país é um dos objetivos do 1º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, realizado em Salvador, no Fiesta Convention Center, até sábado (12). Iniciativa da Arquidiocese de Salvador, com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o encontro também visa apresentar para empresários baianos o potencial econômico do segmento.
O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, reafirmou o esforço da Bahia em ampliar, estruturar e valorizar os roteiros. “Num ambiente de forte religiosidade, temos destinos e atrativos com capacidade de movimentar a cadeia turística como hospedagem, alimentação e artesanato. O turismo movido pela fé também leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal”, afirmou durante a abertura do evento, na noite desta quarta-feira (9).
Para dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, o evento nacional mostra como as experiências de fé podem ser convertidas em bons negócios. “Quanto melhor o peregrino for acolhido, melhor será a sua experiência de fé, que, ao terminar, despertará o desejo bem forte de voltar àquele lugar”, disse.