Os apicultores do município de Caém passam a contar com mais investimentos. Nesta terça-feira (08), o Governo do Estado assinou convênio com a Associação dos Apicultores, no valor de R$ 256 mil, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município. A expectativa é que a produção dos apicultores seja praticamente quadriplicada com os investimentos.
A Associação dos Apicultores de Caem é um dos empreendimentos contemplados no edital de Apicultura e Meliponicultura do Bahia Produtiva, que prevê investimentos de R$ 20 milhões para fortalecer a atividade apícola da agricultura familiar no estado. O resultado desses investimentos é traduzido na qualidade do mel produzido na Bahia. Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado da Bahia ocupa o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste. No ranking nacional, a Bahia saltou do 7º para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano.
“Fortalecer a apicultura significa ampliar a produção e a produtividade. Essa atividade é uma das mais rentáveis da agricultura familiar. Esse convênio vai ao encontro dessa perspectiva em Caém e no território do Piemonte da Diamantiva, que já começa a mandar mel orgânico para o mercado internacional”, afirmou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.