Os bastidores da política baiana estão cada vez mais importantes para o cenário nacional que se desenha nas eleições de 2018. Na última semana tanto do Prefeito ACM Neto(DEM) como o governador Rui Costa focaram nas negociações políticas para fortalecerem suas campanhas.
O prefeito ACM Neto, tem agenda marcada com o presidente Michel Temer (MDB) para iniciar conversas sobre uma possível parceria nas eleições de outubro e a permanência do Democratas no governo. Antes mesmo da convenção que lançou a pré-candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), ao Palácio do Planalto, o prefeito de Salvador já havia cravado que o correligionário não seria representante do atual governo no pleito, mesmo com os apelos do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB).
Segundo a coluna do Estadão, único representante da sigla na gestão de Temer, o ministro da Educação, Mendonça Filho, se desincompatibilizará da função em abril para também disputar as eleições. O aceno para um acordo entre as legendas será a indicação de um nome do DEM para substitui-lo.
Já o governador Rui Costa, vai de encontro a todas as lideranças do PT e volta a negociar com o PDT sobre um apoio à candidatura de Ciro Gomes. O objetivo é fortalecer sua campanha ao governo do estado. Rui afirma que o apoio só deve acontecer caso Lula não possa ser candidato. De acordo com a Folha, além de Rui, o PDT conversa com o governador do Piauí, Wellington Dias e o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Luiz Marinho.