domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SALVADOR TERÁ RUAS EXCLUSIVAS PARA PEDESTRES E CALÇADAS PODERÃO SER USADAS POR BARES E RESTAURANTES

Redação - 21/07/2020 12:03 - Atualizado 21/07/2020
Foto: Andressa Katriny/CMC

Ao anunciar hoje (21) um plano com 101 ações para revitalizar a economia de Salvador em meio a pandemia do novo coronavírus, o prefeito ACM Neto detalhou o primeiro (soluções urbanas) de sete eixos do plano (veja aqui). Haverá alargamento das calçadas da cidade e construções de vias exclusivas para pedestres, além da ocupação de espaços públicos e uso das calçadas por bares e restaurantes.

“A gente entende que todas as cidades do mundo vão mudar, em Salvador não seria diferente. A gente pensou em soluções simples e efetivas, oferecendo segurança e garantindo o distanciamento seguro durante este primeiro momento”, comentou Neto.

Segundo o prefeito, as ciclofaixas e ciclovias da cidade vão ganhar mais 35 quilômetros, em trechos como Avenida Oscar Pontes e Av. Jequitaia, Vale do Canela, Via Regional, Rua Carlos Gomes em integração com a Lapa, entre outros pontos.

O projeto Salvador Vai de Bike também vai retornar, com ações como direito a um dia de folga a cada 15 dias que um servidor público for trabalhar de bicicleta, além de benefícios a empresas que adotem a política de estimular funcionários a utilizar o meio de transporte.

Terão ainda ruas exclusivas para pedestres, a exemplo da General Figueiredo, no bairro de Itapuã, além da ampliação de passeios para pedestres e reorganização de ambulantes e feirantes. Na Boca do Rio, um trecho da Rua Hélio Machado vai se tornar exclusivo para os pedestres. Em Cajazeiras, as ações na Estrada do Coqueiro Grande vão afetar 150 ambulantes.

Na Avenida Sete de Setembro, por exemplo, no trecho entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz, que tem cerca de 450 metros, serão subtraídas 60 vagas de estacionamento para dar lugar aos ambulantes e pedestres. Na Avenida Joana Angélica as faixas de veículos serão diminuídas para que os passeios possam ser ampliados. A prefeitura não informou as datas exatas de cada uma dessas intervenções, mas disse que elas serão implantadas de imediato.

Sobre a ocupação das calçadas por bares e restaurantes, o prefeito explicou: “Em breve vamos apresentar o protocolo de bares e restaurantes. No primeiro momento, seremos mais flexíveis no uso do espaço ao ar livre para estabelecimentos que não dependem de ambientes estritamente fechados”.

Os proprietários que quiserem a permissão devem fazer a solicitação no site da prefeitura. O requerimento será analisado e, caso haja condição, será autorizado. Entre os locais sugeridos pela gestão municipal para aderir à formatação, estão o Porto e o Farol da Barra, o Jardim Brasil, o Largo da Mariquita e a Praça Ana Lúcia Magalhães.

Foto: Andressa Katriny/CMC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.