quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

SEC E SESAB DIALOGAM SOBRE VACINAR PROFESSORES BAIANOS

admin - 23/04/2021 17:00 - Atualizado 23/04/2021

As secretarias estaduais da Educação (SEC), da Saúde (SESAB) e de Relações Institucionais (SERIN) realizaram, nesta sexta-feira (23), uma reunião com representantes de municípios integrantes do Consórcio Público Interfederativo de Saúde, localizados nas regiões Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano. O objetivo do encontro foi dialogar sobre os dados epidemiológicos do Coronavírus; os protocolos de segurança nas escolas; e a vacinação dos profissionais da Educação.

O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de enfrentar os desafios de forma conjunta. “A nossa intenção é manter um contato constante para que possamos analisar as melhores soluções de enfrentamento deste momento de pandemia. Temos que ter a clareza de que o retorno presencial deve ser baseado nos dados apresentados pela SESAB para que voltemos com segurança”.

A subsecretária da Saúde, Tereza Paim, disse que a cooperação com os municípios é extremamente necessária. “Estamos aqui para apresentar os dados que mostram a realidade que se encontra a Bahia e não determinarmos nenhuma ação. Queremos contribuir para que os municípios possam ficar alertas em relação à segurança dos estudantes, professores e profissionais da Educação, tomando suas próprias decisões ou em conjunto com o Estado”.

Para o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas, a escuta faz parte do processo de criação de uma ação conjunta. “Com orientação do governador Rui Costa, estamos mantendo este diálogo com os municípios para que possamos diagnosticar os desafios na construção de um plano de ação conjunto”.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que atua como presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Metro Recôncavo Norte, ressaltou que, mesmo com algumas especificidades dos municípios, o ideal é o trabalho conjunto com o Estado. “Mesmo não considerando o momento para um retorno presencial, acredito que temos que trabalhar em conjunto para que estejamos prontos na hora certa. E esta parceria com o Estado é muito importante”.

Ainda estiveram no encontro o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, que atua como presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região da Baía de Todos os Santos; o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo; os secretários municipais de Salvador, Marcelo Oliveira (Educação) e Leo Prates (Saúde); e o chefe de gabinete da SEC, Cezar Lisboa, além de outros representantes municipais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.