João Paulo Almeida
Em entrevista ao Portal Bahia Econômica, o Pré – candidato do democratas ao governo do estado José Ronaldo(DEM) criticou a gestão da segurança realizada pelo governador em exercício Rui Costa(PT). Segundo Ronaldo, não houve um aumento do efetivo de policiais como o governo anunciou e sim uma troca por servidores que estavam se aposentando e foram substituídos. O mesmo coma questão das viaturas que só eram substituídas por algumas que estavam velhas.
Em resposta ao questionamento realizado pela democrata, a secretaria de segurança enviou uma nota ao portal defendo os investimentos do governo na área da segurança. Segundo a nota “entre 2015 e o primeiro semestre de 2018 mais de 6.500 novos policiais foram contratados reforçando e ampliando as ações ostensivas e investigativas, na Bahia. No mesmo período, mais de 30 novas estruturas policiais foram inauguradas totalizando R$ 95 milhões de investimentos”.
A secretaria ainda destaca as construções e implantações do Centro de Operações e Inteligência, com monitoramento 24h de aproximadamente 1.000 câmeras e de 22 Centros Integrados de Comunicações (Cicoms), levando o serviço 190 para todas as regiões do estado.
Sobre devolução de recurso para o Governo Federal, a SSP lamenta o despreparo e desconhecimento do assunto. Foram devolvidos, pela SSP, R$ 8 milhões economizados em licitações e operações. Boa parte do valor foi da Operação Enem, na qual as polícias da Bahia trabalharam e conseguiram, com boa gestão, não usar todo o dinheiro destinado. Como manda a lei, o recurso voltou para a origem.