quarta, 06 de maio de 2026
Euro Dólar

JOÃO ROMA RELEMBRA RUPTURA COM ACM NETO EM 2022 E DESTACA REAPROXIMAÇÃO PARA ELEIÇÕES DE 2026

Bruna Carvalho - 06/05/2026 09:26 - Atualizado 06/05/2026

O ex-ministro João Roma (PL) relembrou o rompimento político com ACM Neto (União Brasil) durante as eleições de 2022, quando ambos disputaram o governo da Bahia em lados opostos. Em 2026, os dois voltaram a atuar juntos: Neto é pré-candidato ao governo, enquanto Roma integra a chapa como pré-candidato ao Senado.

Em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da TV Band, nesta terça-feira (5), Roma classificou o período como marcado por forte tensão política.

“As eleições de 2022 foram muito traumáticas, com muitas disputas. Tivemos embates muito acalorados. Estivemos distantes por completo, tinha gente que nem acreditava, outros queriam insinuar outra coisa para prejudicar a caminhada de ACM Neto, para dizer que ele representava Bolsonaro. O que não era verdade. Tanto que talvez ele tenha pago o preço disso com a própria perda da eleição”, avaliou Roma

Segundo o ex-ministro, a reaproximação foi influenciada pelo reconhecimento de erros por parte de Neto, o que contribuiu para restabelecer a confiança entre os dois.

“O que me deixou realmente feliz com a postura de ACM Neto nesta eleição foi que em Feira de Santana ele pegou o microfone e chamou para si a responsabilidade. Ele falou ‘eu errei’, e é muito difícil um político admitir erro. Então, a partir do momento em que ele toma uma atitude como essa, ele cresceu muito no meu conceito, inclusive. Sei como ele conduz o processo, tem muitas potencialidades”, afirmou

Roma também afirmou que, apesar de ter ambição de governar a Bahia, o momento exige união política para enfrentar o PT no estado.

“Se eu marchasse novamente separado, estaria dando espaço para o PT se enraizar e deixar a Bahia estagnada como está. Então, hoje, Neto é quem consegue reunir esse arcabouço. Possui maior recall, tem uma comunicação mais estreita com a maior parcela da população. Há uma expectativa de vitória, de transformação, em cima dele”, sintetizou o pré-candidato ao Senado

A chapa oposicionista na Bahia conta ainda com Angelo Coronel (Republicanos) como pré-candidato ao Senado e Zé Cocá (PP) como pré-candidato a vice-governador.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.