segunda, 13 de abril de 2026
Euro Dólar

RAMAGEM É PRESO PELO ICE, SERVIÇO DE IMIGRAÇÃO DOS EUA, DIZ PF

João Paulo - 13/04/2026 14:59

O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) dos Estados Unidos prendeu o ex-deputado federal Alexandre Ramagem. A informação foi confirmada pela Polícia Federal à GloboNews. Segundo informações preliminares, Ramagem foi preso em Orlando (Flórida). O motivo da detenção foram questões migratórias. O deputado está foragido. Ramagem deixou o país após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pena de 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF) divulgadas pelo g1, ele deixou o Brasil de forma clandestina antes do término do julgamento, atravessando a fronteira de Roraima com a Guiana para evitar a prisão, seguindo depois para os Estados Unidos. Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição foi formalmente encaminhado ao governo norte-americano. A Embaixada do Brasil em Washington enviou a documentação ao Departamento de Estado dos EUA em 30 de dezembro de 2025.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, o que viabilizou a possibilidade de ele ser detido por autoridades estrangeiras. Aliados do ex-deputado diziam que Ramagem pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos.

Enquanto está no exterior, Ramagem sofreu sanções administrativas e políticas:

  • A Câmara dos Deputados cancelou seu passaporte diplomático após a cassação do seu mandato;
  • Por determinação do STF, a Câmara também efetuou o bloqueio dos seus vencimentos parlamentares.

 

Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

 

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.