segunda, 09 de março de 2026
Euro Dólar

DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA ABRE CONCURSO COM 25 VAGAS

Bruna Carvalho - 09/03/2026 13:56

A Defensoria Pública do Estado da Bahia abriu inscrições para o IX concurso público destinado ao cargo de defensor público. O edital prevê 25 vagas para a classe inicial da carreira, com remuneração inicial de R$ 29.421,12.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março de 2026, por meio do site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela organização do certame. No portal também está disponível o edital completo com informações sobre etapas, cronograma e critérios de participação.

De acordo com a Defensoria, as vagas estão distribuídas entre diferentes modalidades de concorrência: 14 para ampla concorrência, 8 reservadas a pessoas pretas e pardas, 1 para pessoa com deficiência, 1 para candidatos indígenas e 1 para integrantes de comunidades quilombolas.

Para participar, é necessário possuir graduação em Direito e comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica até a data da posse. O processo seletivo será composto por prova objetiva, provas discursivas, avaliação oral e análise de títulos, conforme regras previstas na legislação estadual e nas resoluções internas da instituição.

Segundo a defensora pública-geral Camila Canário, a realização do concurso faz parte de um processo de ampliação da atuação da Defensoria no estado, principalmente no interior.

“A abertura do IX Concurso para Defensoras e Defensores Públicos da Bahia representa um passo estratégico para o fortalecimento institucional, alinhado à expansão dos serviços e à interiorização da Defensoria Pública. Ao investir na recomposição e no crescimento da carreira, reafirmamos o compromisso com a garantia de direitos, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando a presença institucional em todo o estado”, afirmou.

Foto: Divulgação/Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.