

O município de Lafaiete Coutinho comemora nesta sexta-feira (20), 64 anos de emancipação política, celebrando grandes transformações socioeconômicas, frutos do dinamismo da gestão municipal e da importante parceria entre o prefeito do município, Flávio Brandão Santana, (Binho), o deputado municipalista Hassan (PP),e o prefeito de Jequié, Zé Cocá. Destacando os avanços principalmente na educação, saúde e infraestrutura, bandeiras da gestão do prefeito, e lembrando a importância do munícipio para o desenvolvimento da região, o parlamentar protocolou moção de congratulação na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), frisando que “Lafaiete Coutinho vive um novo tempo, de crescimento e desenvolvimento econômico e social”.
Parabenizando o prefeito Binho, vereadores, as lideranças locais, e a querida população de Lafaiete, Hassan lembrou que a emancipação política foi conquistada no dia 20 de fevereiro de 1962, através da Lei Estadual n.º 1.619, assinada pelo então governador Juracy Magalhães, quando o então povoado de Três Morros foi elevado à categoria de município, desmembrado do território de Maracás, com o nome de Lafaiete Coutinho.
O legislador enfatizou que “não podemos esquecer o legado deixado à comunidade lafaietense pelo ex-prefeito Zé Cocá, “que em dois mandatos consecutivos promoveu o fortalecimento sócioeconômico no município, que passou a ser referência pelos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, destacando-se em gestão pública na região”. Ele frisou que “o prefeito Binho e sua equipe realizam uma gestão comprometida com o desenvolvimento socioeconômico” acrescentando que “é inegável os avanços no município e o trabalho desenvolvido pelo povo lafaietense em prol da cidade e da região do Vale do Jequiriçá”.
De acordo com historiadores, a região onde surgiu o município de Lafaiete Coutinho era originalmente habitada pela nação indígena Maracá. A ocupação, feita por descendentes de portugueses, teve início no século XIX, através das famílias de Torquato Almeida, de Felipe Abade, de Noel Alves, os Barretos, os Andrades, os Leôncio e os Lala, que ali se estabeleceram, desenvolveram a agropecuária e formaram o arraial de Três Morros. A agropecuária continua sendo uma das principais atividades econômicas do município.
Refletindo o caráter alegre e festeiro da população, o município atrai milhares de visitantes com as tradicionais Festa do Vaqueiro, a Cavalgada, a festa do Reisado, do padroeiro São Roque, e o São João, que representam a cultura local. A atual denominação do município foi dada em homenagem ao médico paraibano e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Lafayette Coutinho de Albuquerque, que ocupou, entre outras funções públicas, as de secretário de Agricultura e secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia.
O deputado finalizou dizendo que “continuarei representando a querida Lafaiete Coutinho, sendo sempre uma voz ativa e interlocutor entre o município e o estado, defendendo suas demandas e lutando por ações estruturantes que promovam o desenvolvimento da região e o bem estar da população”. Da programação comemorativa à independência política do município constam a celebração de culto em ação de graças, na Primeira Igreja Batista de Lafaiete, corrida de rua, com trajeto de 10 quilômetros, e jogo de futebol, além dos atos políticos.
Foto – Euro Amâncio



