quinta, 19 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

HUGO MOTTA MANTÉM DERRITE À FRENTE DO PROJETO ANTIFACÇÃO

VICTOR OLIVEIRA - 19/02/2026 18:04

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP) deve continuar como relator do projeto conhecido como “Antifacção”. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), mesmo diante da pressão da bancada governista para que outro nome fosse escolhido para analisar as mudanças promovidas pelo Senado.

Derrite já havia relatado a proposta na primeira fase de tramitação na Câmara. A manutenção de seu nome, no entanto, desagradou aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua ligação com o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Críticas do governo

A condução do texto pelo parlamentar também gerou insatisfação no Palácio do Planalto. Integrantes do governo avaliam que o relatório apresentado por Derrite teria alterado de forma significativa a proposta original elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário nacional de Assuntos Legislativos da pasta, Marivaldo Pereira, já havia manifestado críticas à atuação do relator.

Atualmente secretário de Segurança Pública de São Paulo, Derrite se licenciou do cargo para assumir a relatoria do projeto na Câmara. A expectativa é que a matéria volte à pauta nas próximas semanas para apreciação das alterações feitas pelo Senado.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.