

O governador Jerônimo Rodrigues assinou um decreto que autoriza desapropriações para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12) e declara de utilidade pública áreas que somam 34.219,70 metros quadrados em diferentes pontos da capital.
As desapropriações abrangem os três trechos do VLT e incluem áreas próximas à Rua Voluntários da Pátria, Estrada do Derba, Avenida 29 de Março, Avenida Orlando Gomes e Avenida Afrânio Peixoto, em pontos próximos a paradas e áreas operacionais do sistema.
O VLT terá cerca de 37 quilômetros de extensão, com 34 paradas e a Estação Calçada, divididos em três trechos:
Ilha de São João–Calçada: 16,66 km
Paripe–Águas Claras: 9,20 km
Águas Claras–Piatã: 10,52 km
De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o Lote I, que compreende o trecho entre Calçada e Ilha de São João, já apresenta 54% de execução. O Lote II registra 36% de avanço, enquanto o Lote III está com 3% concluído.
O cronograma do projeto prevê que o primeiro trecho do VLT seja entregue no segundo semestre de 2027, integrando o transporte público de Salvador e proporcionando mais mobilidade à população da capital e da Região Metropolitana.
Foto: Reprodução