

Brincar o Carnaval sem esquecer da responsabilidade social. Esta é aposta da campanha Carnaval Sem Fome, que chega, em 2026, a sua 19ª edição, com o slogan Com Fome Não Se Brinca. O lançamento oficial do projeto acontece nesta próxima segunda-feira (9/2), às 18h, no Palacete Tira Chapéu, reunindo artistas, parceiros institucionais e lideranças públicas. A iniciativa é da Ação da Cidadania /Comitê Salvador, com patrocínio da Caixa e do Governo do Brasil por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil.
A campanha Carnaval Sem Fome tem a Bahia como referência nacional, mobilizando vários setores da comunidade durante o período carnavalesco baiano, garantindo a realização integral das ações de arrecadação, mobilização cultural e contrapartidas sociais e ambientais. Neste ano, a iniciativa tem como padrinhos os artistas Gerônimo e Armandinho, além dos grupos Cortejo Afro, Malê Debalê e Ilê Aiyê. Todos eles, entre outros artistas que participarão ainda durante o carnaval, divulgarão a campanha em vídeos, shows e trios elétricos, incentivando a população a doar alimentos em diferentes pontos de arrecadação espalhados pela cidade.
Nesta última quarta-feira (4/2), a campanha recebeu a sua primeira grande doação, com a chegada à Salvador de 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar, enviadas pelo Comitê Nacional da Ação da Cidadania, marcando simbolicamente o início da mobilização. Desde sua primeira edição em 2008, o Carnaval Sem Fome já arrecadou cerca de 1.300 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 130 mil famílias e alcançando aproximadamente 650 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha é inspirada no legado do Natal Sem Fome, idealizado por Herbert de Souza (Betinho).
O Bloco da Cidadania é principal plataforma de comunicação popular da campanha, unindo cultura, cidadania, sustentabilidade e inclusão produtiva. Com presença em datas simbólicas — como a Festa de Iemanjá — e circulação nos circuitos populares do Carnaval de Salvador, o bloco reforça a mensagem de solidariedade e engajamento social. Quem deseja participar da campanha pode trocar kg de alimentos não-perecíveis pela camisa do bloco. As datas e locais de saída do Bloco da Cidadania serão divulgados em breve pela organização do Carnaval.
As doações podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro, quando os alimentos começam a ser distribuídos às famílias atendidas. Para a edição 2026, já foi fechado com o Camarote Marta Góes mais um posto de divulgação e arrecadação durante todos os dias da folia. A campanha conta ainda com outros pontos de coleta distribuídos em sedes de blocos, faculdades, academias, empresas, igrejas e terreiros. O posto central de arrecadação até o Carnaval funcionará na Igreja da Graça, enquanto o armazenamento dos alimentos doados será no Corpo de Bombeiros – Unidade Iguatemi. Quem preferir, pode contribuir via PIX: acaosalvador@hotmail.com
SERVIÇO
Lançamento da campanha Carnaval Sem Fome 2026 – Bahia
Data: 9 de fevereiro de 2026, às 18h
Local: Palacete Tira Chapéu, Rua Chile, Salvador
Patrocínio: Caixa e Governo do Brasil – “Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil”
Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Antônio Moreno (71) 98892-1119
Fred Burgos (71) 98877-1403
SSA. 04.02.2026



