quarta, 04 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

BYD LIDERA VENDAS EM SALVADOR NO VAREJO E DOLPHIN MINI É O CARRO MAIS VENDIDO NA REGIÃO METROPOLITANA

Victoria Isabel - 04/02/2026 18:59

A BYD segue acelerando seu crescimento no mercado brasileiro e, em janeiro deste ano, liderou as vendas de varejo em Salvador, desbancando montadoras tradicionais e reforçando sua posição de destaque no mercado automotivo local. Na capital baiana, 321 veículos foram emplacados, o que representa 15,1% de participação de mercado. O desempenho dá sequência a um movimento consistente da BYD na cidade: desde novembro de 2025, a marca se mantém no pódio das vendas no varejo.

Salvador é um mercado-chave para a BYD, impulsionado pela proximidade com o complexo industrial em Camaçari, cuja inauguração ocorreu há cerca de quatro meses. No local, já foram produzidos mais de 25 mil veículos, e a companhia segue firme com suas estratégias de longo prazo, que refletem um aumento consistente na expansão das vendas, com o objetivo de alcançar a liderança nacional do mercado automotivo até 2030.

Com ritmo de vendas acelerado, considerando os 21 dias úteis de janeiro, a BYD vendeu, em média, 15,2 veículos por dia em Salvador*, ultrapassando a soma de Toyota e Honda juntas. Na capital, o BYD Dolphin Mini foi o segundo carro mais vendido no mercado total. Já na região metropolitana de Salvador, o BYD Dolphin Mini foi o carro mais vendido.Na Bahia, a BYD ocupa a terceira posição do ranking das vendas de varejo em janeiro. À frente de GM, Hyundai e Jeep, a greentech teve quase 500 unidades comercializadas, com 11,8% de market share. A performance expressiva reflete a aceitação crescente dos modelos da BYD pelo consumidor baiano, impulsionada por fatores como tecnologia, eficiência energética e uma estratégia comercial.

“Liderar as vendas de varejo em Salvador, superando marcas tradicionais e todas as demais montadoras novatas somadas, é uma demonstração clara de que o consumidor soteropolitano reconhece e confia na tecnologia, na eficiência e na inovação da BYD. Esse resultado tem um significado ainda maior para nós, porque a Bahia é a nossa casa, é o coração da BYD no Brasil. Produzir no estado e, ao mesmo tempo, conquistar a preferência do mercado local reforça que nossa estratégia de investir, gerar desenvolvimento e crescer de forma consistente nas principais regiões do país está no caminho certo”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

Em Vitória da Conquista, a BYD fechou em primeiro lugar no acumulado de 2025 no varejo e começou 2026 também na liderança absoluta no mercado automotivo da cidade ao registrar 24,1% de participação de mercado em janeiro deste ano, com 48 unidades. O resultado significa que, em média, quase um em cada quatro veículos comercializados na área de influência do município pertence à marca, consolidando a força da BYD no interior da Bahia.

O desempenho expressivo coloca a montadora à frente dos fabricantes tradicionais. Enquanto a BYD tem quase 25% de participação no mercado, a GM, segunda colocada, tem apenas 15% e a Fiat, terceira colocada, 13%. Com isso, a BYD reforça seu protagonismo no território baiano e sinaliza a continuidade de um crescimento consistente ao longo de 2026, consolidando-se como uma das principais forças do varejo automotivo na região.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.