quarta, 04 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

NEGRITUDES GLOBO INICIA O ANO COM AÇÃO INÉDITA NO CARNAVAL DE SALVADOR

João Paulo - 04/02/2026 13:40 - Atualizado 04/02/2026

Em diálogo com as transformações e os debates sobre a potência e a influência negra na cultura brasileira, o Negritudes Globo inicia 2026 em expansão. Depois de passar por Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, em 2025, impactando mais de 20 mil pessoas, a iniciativa fortalece parcerias estratégicas e amplia sua atuação, com foco na valorização das narrativas negras no centro da cultura brasileira, em suas diversas expressões.

Uma das ações foi realizada nesta terça-feira, 3, no Teatro Sesi Rio Vermelho, em Salvador, com um encontro dedicado ao debate sobre a participação negra na música brasileira, por meio de uma roda de conversa com Luana Souza, Beto Jamaica, Carlinhos Brown, Larissa Luz e O Kannalha. Ao longo do Carnaval, em parceria com o Camarote Expresso 2222, o Negritudes Globo levará jovens representantes de projetos musicais sociais para se apresentarem no camarote.

A cooperação com o Expresso 2222 — assim como com o Festival Psica, em Belém (PA), onde o Negritudes Globo realizou a primeira ação do ano durante o Pré-Motins, encontro que celebra a cultura negra periférica amazônica — reforça o objetivo estratégico de, em seu quinto ano de atuação, consolidar-se como um movimento perene de valorização da cultura negra, ampliando a ocupação de territórios e fortalecendo o debate em torno do tema. Uma plataforma de conexão que celebra vozes negras e promove encontros capazes de inspirar, transformar e fortalecer coletivamente.

“O Negritudes Globo segue em expansão porque entende que valorizar as narrativas negras passa por estar em movimento, ocupar diferentes territórios e dialogar com múltiplas expressões culturais do país. As parcerias com o Festival Psica, em Belém, e com o Camarote Expresso 2222, em Salvador, reforçam a potência de somar forças com iniciativas que já transformam seus contextos locais. É assim que o Negritudes amplia seu alcance e se consolida como um movimento contínuo de valorização da cultura negra brasileira”, afirma Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

Foto: Azus Prudutora

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.