

O projeto ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA volta a movimentar o cenário teatral, inaugurando a etapa de montagem do espetáculo com uma série de atividades, entre elas o lançamento da Temporada Elegbapho no Zâmbia Podcast. Idealizado pelo ator e iluminador Nando Zâmbia, o projeto apresenta entrevistas especiais que exaltam existências negras e falam do poder da celebração, tema do novo solo do artista que estreia em abril, em Alagoinhas e Salvador. O primeiro episódio recebe o ogã e pesquisador do culto a Exu, Domingos Okanlewá, no dia 04 de fevereiro, às 20h, para celebrar a liberdade de viver a fé no Candomblé. O segundo convidado é o deputado estadual do Paraná, Renato Freitas, em episódio que vai ao ar no dia 11 de fevereiro, para falar sobre o lugar do negro na política. No total, oito episódios serão transmitidos, sempre às 20h das quartas-feiras, até o dia 25 de março.
“Para celebrar a negritude e nosso inesgotável potencial, vamos conversar com expoentes negros e negras da religião, da política, do cinema, da segurança pública e de outras áreas, vislumbrando um horizonte possível de conquistas a serem celebradas”, explica o ator Nando Zâmbia, que tem buscado iluminar outras concepções da história do povo negro através de uma pesquisa que amplie a ideia de resistência. “Antes de resistir, nós existimos, temos nossas dores, mas também nossos amores, fé, trabalho, sonhos”, afirma ele. Esta será a segunda temporada do Zâmbia Podcast, e entre os convidados confirmados estão também a cineasta gaúcha Camila de Moraes, o professor de teatro e policial militar Luide Prins, a vereadora de Alagoinhas Juci Cardoso, e o ator e produtor Anderson Danttas.
As entrevistas também fazem parte do processo de pesquisa para construção da dramaturgia do espetáculo Elegbapho, ancorada no Teatro Preto de Candomblé, estética de formação do ator Nando Zâmbia, o qual integrou o Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA por 20 anos, ao lado da dramaturga Onisajé. Candomblecista e iniciado para Exu, Nando explica que no Axé todo pedido alcançado deve ser celebrado, pois a celebração é a paga de Exu, o orixá responsável pela comunicação entre os humanos e as divindades. Por isso, Elegbapho homenageia e evoca Exu (Elegbara) para refletir sobre o que se perde quando se deixa de celebrar.
OFICINAS, CONVERSAS E BAILE – A Temporada Elegbapho no Zâmbia Podcast marca o início do processo de montagem teatral, que contará ainda com oficinas e rodas de conversas durante o mês de março, em Salvador e Alagoinhas, que serão mediadas e ministradas pelo ator Nando Zâmbia e pela dramaturga Onisajé. Estas atividades serão gratuitas e com vagas limitadas, que serão abertas para inscrição através de formulário disponibilizado em breve nas redes sociais do artista. Ainda no mês de março, acontecerá o Elegbaile, um baile black que vai celebrar as artes e os artistas negros, no dia 27 de março, Dia Nacional do Teatro e do Circo.
A montagem de Elegbapho foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
SOBRE O PROJETO – Lançado em abril de 2025, deu início às comemorações de 25 anos de carreira do ator Nando Zâmbia e com apoio do programa Rumos Itaú Cultural, o projeto desenvolveu em sua primeira etapa um processo de pesquisa que realizou uma série de entrevistas públicas, em Salvador, com figuras como o ator Sulivã Bispo, a artista da dança e psicoterapeuta Tânia Bispo, o coreógrafo e bailarino Zebrinha, a pós-doutora em Educação Mabel Freitas e a atriz gaúcha Vera Lopes, além de um mapeamento sobre a presença do orixá Exu e de iniciativas negras que precisam ser celebradas em Salvador.
SOBRE O ARTISTA – Nando Zâmbia é ator e iluminador formado pela Escola de Teatro da UFBA; foi indicado como ator revelação ao Prêmio Braskem, em 2010, por sua atuação no espetáculo “Dois Perdidos Numa Noite Suja”; com seu primeiro solo “Irumalé Ayê – Divindades na Terra” circulou países como Portugal, Itália, Alemanha e Grécia”; esteve em cena em espetáculos como “Sirê Obá – A Festa do Rei” e “Oxum”, ambos do repertório do NATA; como iluminador, assina o desenho de luz de espetáculos como “Pele Negra, Máscaras Brancas”, “Medeia Negra” e “Exu – A Boca do Universo”.
SERVIÇO
ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA
ZÂMBIA PODCAST – TEMPORADA ELEGBAPHO
Estreia:
04 de fevereiro – 20h
Com o ogã e pesquisador Domingos Okanlewá
11 de fevereiro – 20h
Com o deputado paranaense Renato Freitas
Episódios novos toda quarta-feira
Onde: Canal Zâmbia Podcast
https://www.youtube.com/user/nandozambiaa
Mais informações:
https://www.instagram.com/zambianando/