sexta, 30 de janeiro de 2026
Euro Dólar

RESTAURANTE 24H, SAMBA E ESPORTES: POR QUE A NOVA ORLA DE PITUAÇU VIROU O NOVO POINT DO VERÃO EM SALVADOR

João Paulo - 30/01/2026 09:20

Com a chegada do verão em Salvador, moradores e turistas costumam se deparar com uma ampla variedade de opções de lazer pela cidade. Nos últimos meses, porém, um espaço em especial tem se destacado e conquistado o público: a orla de Pituaçu, que vem ganhando popularidade pela diversidade de atividades e atrações oferecidas.

O local, que abrange as praias do Corsário, Pituaçu e Patamares, passou por um processo de requalificação e foi transformado em um complexo voltado ao lazer, à cultura e à gastronomia. Entregue em dezembro de 2025 pela Prefeitura de Salvador, o projeto contempla 3,5 quilômetros de área revitalizada, incluindo quadras esportivas, ciclovia, dezenas de quiosques, parques infantis, academias ao ar livre, áreas voltadas para registros fotográficos e um parque destinado a animais de estimação.

A concessão do Parque Urbano da Orla Pituaçu é administrada pela empresa Orla Brasil, responsável pela operação e manutenção do espaço.

Nova orla de Pituaçu

“É um ambiente bastante democrático. A gente tem diversos tipos de quiosques, com culinárias diferentes, para públicos ou momentos diferentes. Ao mesmo tempo, a gente tem muito espaço de lazer, muito esporte. Temos oito quadras de beach tennis gratuitas para a comunidade, cinco quadras de tênis, três campos de futebol, duas quadras poliesportivas. É um convite para a população explorar gratuitamente, com opções para todos os gostos”, afirmou Eduardo Sampaio, diretor da Orla Brasil em Salvador.

Um dos grandes atrativos do lugar é o Palco Nelson Rufino, que homenageia o sambista baiano. Localizada na altura do Circo Picolino, a instalação conta com shows diários e gratuitos durante a estação mais quente do ano, das 16h às 20h. Às sextas, sábados e domingos, a programação começa mais cedo, às 12h.

Outro espaço que também garante o agito da região é o Samba Social Clube. Aberto 24 horas, todos os dias da semana, é o local ideal para quem não abre mão de uma boa roda de samba. No cardápio, estão opções para almoço, como feijoada, além de caldos, drinks e petiscos. Aos finais de semana, das 8h às 11h, também é uma opção para quem procura café da manhã.

“Salvador é uma cidade que convida a ser vivida ao ar livre, e a nova orla de Pituaçu amplia exatamente essa experiência. Estamos entregando um espaço pensado para as pessoas, para o encontro, para o esporte, para a cultura e para a convivência, onde o soteropolitano possa se reconhecer, ocupar e viver a própria cidade. É mais um lugar para criar memórias, fortalecer vínculos e aproveitar Salvador em sua essência, todos os dias, de forma democrática, gratuita e com qualidade”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

O restaurante Ó Paí, Ó, do ator Érico Brás, também está na nova orla. É a segunda unidade do empreendimento na capital baiana. A outra está localizada no Pelourinho. Ambas têm a proposta de valorizar a culinária da Bahia, com pratos como moqueca, frutos do mar e pastéis de camarão.

Além desses, o público também terá à disposição opções de quiosques como o Botequim Beach, Chopp Brahma, Mr. Coco Creperia, Sunna Fresh Food, Capelinha e muito mais. “Achei que ficou ótimo, principalmente a ciclovia, porque nós praticamos muito o ciclismo. A inauguração desses quiosques ficou legal, maravilhoso, eu gostei”, disse o técnico de áudio Diogo Pimenta, que costuma frequentar o espaço com a esposa e os dois filhos. O projeto Verão Salvador é uma realização do Jornal Correio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.(Studio Correio)

Crédito: Reprodução/Instagram/Samba Social Clube

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.