

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), informou a líderes partidários, nesta quarta-feira (28), que pretende colocar em votação o acordo entre o Mercosul e a União Europeia até o período do Carnaval.
Com a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional prevista para a próxima semana, o Legislativo aguarda o envio da mensagem presidencial para iniciar oficialmente a tramitação do tratado.
Segundo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), o acordo é tratado como prioridade máxima tanto pelo comando da Casa quanto pelo Executivo. “O presidente quer que se vote o acordo até o Carnaval. [O acordo] é a prioridade das prioridades do presidente Hugo Motta e nossa do governo. Eu estou saindo para conversar com a ministra Gleisi para agilizar a chegada do documento”, afirmou.
Assinado em 17 de janeiro, o acordo ainda passará por análise jurídica do Tribunal de Justiça da União Europeia. Para entrar em vigor, o tratado também precisa ser aprovado pelos Parlamentos de todos os países signatários.
Hugo Motta reforçou o compromisso com a celeridade da tramitação em publicação nas redes sociais. “Sobre o Acordo Mercosul-UE, assim que chegar à Casa, daremos celeridade”, declarou.
Após a votação na Câmara dos Deputados, o texto seguirá para análise do Senado Federal.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados



