

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu à construtora QPC Engenharia Ltda. a licença de instalação para a construção do novo centro de treinamento do Esporte Clube Bahia, denominado City Football Academy Bahia (CFA Bahia).
A autorização contempla a outorga de direito de uso de recursos hídricos, a permissão para supressão de vegetação nativa, além da licença de instalação e da autorização para manejo de fauna.
O empreendimento será implantado em uma área de aproximadamente 560 mil metros quadrados e contará com 12 campos de futebol, um miniestádio e um hotel destinado à hospedagem de atletas.
O CFA Bahia será construído às margens da Via Metropolitana (BA-535), nas proximidades da praça de pedágio da Concessionária Bahia Norte, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 300 milhões, custeados pelo Grupo City, e o complexo já possui cronograma definido, com entrega prevista para dezembro de 2027.
O CFA Bahia será o segundo maior centro de treinamento do Grupo City, ficando atrás apenas da estrutura do Manchester City. Além disso, o equipamento será o mais moderno da América Latina, conforme destacou Raul Aguirre, CEO do Bahia, durante o lançamento do projeto, realizado em outubro de 2025. O evento contou com a presença de Ferran Soriano, CEO do City Football Group (CFG).( A Tarde)
Foto: Reprodução / EC Bahia