

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, atualmente filiado ao PP, confirmou que irá se filiar ao PSB após uma reunião com o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola. O movimento é tratado no governo estadual como parte de uma estratégia política articulada.
Segundo avaliação do Palácio de Ondina, a chegada de Cocá fortalece o PSB como um dos principais pilares da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com informações do site Política Livre, a estratégia busca ampliar o tamanho e a capilaridade do partido, considerado confiável e alinhado ao projeto estadual, em articulação semelhante à conduzida pelo ministro Rui Costa (PT) no fortalecimento do Avante.
O convite para a filiação partiu do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Andrade, aliado histórico da deputada federal Lídice da Mata, que comanda o PSB no estado. Embora Cocá não demonstre, neste momento, interesse em integrar a chapa majoritária de 2026, seu nome segue sendo tratado como uma alternativa para o grupo, inclusive para uma eventual composição como vice.
Foto: Divulgação



