

Com o aumento da circulação de turistas em Salvador, gerado pelo período de festas de verão e pela temporada de cruzeiros, o movimento do restaurante Maria de São Pedro, localizado no Mercado Modelo, deve crescer em 30%.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo na Bahia segue em crescimento. Em novembro de 2026, o volume de atividades turísticas cresceu 5,6% em comparação ao mesmo período no ano anterior, acumulando uma alta de 7,2% no ano.
O cenário, que ocorre em paralelo à temporada de cruzeiros, define também a alta demanda no restaurante Maria de São Pedro, que em 2025 completou 100 anos de existência. O restaurante prevê, para o período de janeiro a março, um crescimento de xx% na demanda durante o período de maior movimentação turística. O estabelecimento acompanha o aumento de fluxo, adaptando sua operação para atender os turistas, mas também o público local.
A procura pelo restaurante Maria de São Pedro se dá pelo cardápio focado na culinária tradicional baiana e pelo seu legado, visto que o espaço guarda histórias de Jorge Amado, Pierre Verger, Simone de Beauvoir, entre outras personalidades. Em seu cardápio, o restaurante oferece pratos como moquecas, bobós e outras receitas à base de frutos do mar, fazendo jus à identidade soteropolitana.
Foto: Keylane Dias