

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta quarta-feira (14), enquanto investidores aguardam resultados do Bank of America, Wells Fargo e Citigroup, antes da abertura do mercado. A agenda também traz mais dados sobre inflação, com a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) de dezembro. Além dos balanços e dos indicadores econômicos, o mercado monitora uma possível decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre as tarifas globais impostas pelo presidente Donald Trump, que provocaram forte volatilidade nos mercados quando foram anunciadas, em abril.
Já os índices japoneses atingiram recordes históricos nesta quarta, em meio às expectativas de que a primeira-ministra Sanae Takaichi possa convocar eleições antecipadas, provavelmente em fevereiro. Na véspera, o JPMorgan Chase abriu a temporada de resultados na terça-feira com um balanço considerado decepcionante, o que provocou queda nas ações.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
O Nikkei 225, do Japão, subiu 1,48%, ultrapassando a marca de 54.000 pela primeira vez e atingindo um recorde histórico de 54.341,23, em meio às expectativas de que a primeira-ministra Sanae Takaichi possa convocar eleições antecipadas, provavelmente em fevereiro.
Notícias sobre uma eleição repentina em um momento em que a líder japonesa goza de enorme popularidade alimentaram o chamado “comércio Takaichi”, caracterizado por um iene fraco — bom para as exportações japonesas — e mercados de ações em alta, em meio a expectativas de que ela defenderia políticas que estimulassem a economia.
Outros mercados asiáticos fecharam sem direção única.
Europa
Os mercados europeus operam em alta, com investidores focados em uma próxima reunião entre autoridades dos EUA, da Groenlândia e da Dinamarca para discutir o futuro da ilha ártica.
As conversas devem se concentrar nas repetidas investidas do presidente Donald Trump para “adquirir” o território semiautônomo dinamarquês. A Dinamarca e a Groenlândia afirmaram repetidamente que a ilha ártica não está à venda, mas Trump mencionou a possibilidade de usar a força militar para se apoderar da ilha rica em minerais.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa, interrompendo uma sequência de quatro dias de ganhos, com a Venezuela retomando as exportações, mas os temores de interrupções no fornecimento iraniano, após violentos distúrbios civis no importante produtor do Oriente Médio, pairam sobre o mercado. As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, após a China divulgar o maior volume mensal de importações da commodity para a produção de aço e exportações recordes de aço.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
(Fotógrafo: Cedric von Niederhausern/Bloomberg)
(Infomoney)