

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossa, nesta terça-feira (23), Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. Ele assume o cargo após a saída de Celso Sabino e foi indicado pelo União Brasil. A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto.
Celso Sabino deixou o cargo após ser expulso do União Brasil por permanecer no ministério mesmo depois de o partido anunciar rompimento com o governo e determinar que seus ministros deixassem a gestão federal.
Foram mantidos no governo os ministros Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, e Frederico Siqueira, das Comunicações, por serem aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Apesar do rompimento inicial, o União Brasil passou a negociar a retomada do espaço no governo, o que abriu caminho para uma nova aproximação com o Planalto. A indicação de Feliciano teve apoio de deputados do partido alinhados ao governo na Câmara.
Atualmente sem filiação partidária, Gustavo Feliciano já integrou o União Brasil na Paraíba, onde foi terceiro vice-presidente do diretório estadual. Ele é filho do deputado Damião Feliciano (União-PB) e já ocupou o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021.
O novo ministro também é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que recentemente se reaproximou do governo federal após divergências com o Palácio do Planalto.
Foto: Ricardo Stuckert/PR



