

A BYD planeja ampliar sua presença no mercado brasileiro de ônibus elétricos. A expectativa é fabricar aproximadamente 1.200 unidades em 2026, impulsionada pela demanda de grandes cidades.
A informação foi confirmada pelo diretor de veículos comerciais da montadora chinesa, Marcello Schneider, à newsletter ao jornal Folha de São Paulo. Em 10 anos, a marca produziu cerca de 600 chassis de ônibus na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo. É a metade do que a empresa pretende entregar só em 2026.
Para isso, a BYD vai abrir uma nova fábrica, afirma Schneider. A planta atual tem capacidade para produzir até 2.000 chassis por ano, considerando apenas ônibus de 12 metros. Na prática, o mix de modelos (que inclui ônibus articulados, que consomem o equivalente a dois chassis convencionais) reduz esse volume.
A BYD prepara também o projeto de uma nova fábrica construída do zero, também no estado de São Paulo. A cidade que receberia a fábrica não foi revelada.
A previsão é de que ela entre em operação em até três anos para substituir todas as instalações atuais de ônibus elétricos da empresa no país. O projeto prevê um complexo industrial de cerca de 180 mil metros quadrados. A unidade atual ocupa aproximadamente 7 mil metros quadrados.
Quando estiver em plena operação, a nova planta terá capacidade para produzir até 7.000 chassis por ano. O plano é que ela também permita o início da produção local de caminhões elétricos, hoje ainda importados. O valor do investimento não foi divulgado.
A expansão da montadora chinesa sinaliza que a eletrificação de ônibus no Brasil deixou de ser um experimento para entrar em escala industrial. A nova fábrica colocaria o Brasil entre os principais polos globais em veículos pesados da montadora.
Foto: Adamo Bazani