

A Prefeitura de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, exonerou nesta terça-feira (16) os secretários de Mobilidade e Segurança Cidadã, Sandro dos Santos Matos, e de Cultura e Turismo, Victor Alerrandro Lino de Souza Dias, poucos dias após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrar a Operação Xeque-Mate, que investiga um esquema de fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos na gestão municipal.
Deflagrada na última sexta-feira (12), a operação apura contratos firmados entre 2021 e 2023, período em que mais de R$ 4,5 milhões teriam sido movimentados de forma fraudulenta. Segundo o MP-BA, o valor sob suspeita pode ser ainda maior, já que, até abril deste ano, os contratos investigados somavam cerca de R$ 13,9 milhões.
As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município e, de acordo com a administração municipal, ocorreram a pedido dos próprios secretários. A Prefeitura não informou se as saídas têm relação direta com as investigações. O MP-BA segue apurando a participação de agentes públicos e de empresas que teriam sido beneficiadas pelo esquema.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Madre de Deus



