

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta sexta-feira (5), com investidores aguardando o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), indicador preferido do Federal Reserve (Fed) para monitorar a inflação. O dado pode influenciar a decisão de política monetária na próxima semana. Os operadores estão precificando uma probabilidade de 87% de um corte na quarta-feira, muito maior do que há apenas algumas semanas, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
Estados Unidos
A Universidade de Michigan também divulgará sua pesquisa de consumo de dezembro nesta sexta-feira. Dados divulgados na quinta pelo relatório da Challenger, Gray & Christmas mostraram que os Estados Unidos perderam 71 mil empregos em novembro, o pior resultado desde 2022. Enquanto isso, os pedidos semanais de auxílio-desemprego, também divulgados na quinta, caíram ao menor nível desde setembro de 2022, reforçando a percepção de um mercado de trabalho em desaceleração gradual, e não em colapso abrupto.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta sexta, após uma sessão fraca em Wall Street. Enquanto isso, as ações da Moore Threads, fabricante de unidades de processamento gráfico (GPUs) com sede em Pequim e frequentemente chamada de “Nvidia da China”, dispararam mais de 400% em sua estreia na Bolsa de Xangai, após sua oferta pública inicial (IPO) de US$ 1,1 bilhão.
Europa
Os mercados europeus operam em alta, com as atenções voltadas para a decisão de política monetária do Fed na próxima semana. Além disso, os investidores da região continuam acompanhando os desdobramentos das negociações lideradas pelos EUA para pôr fim à guerra na Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin, que se reuniu com uma delegação americana em Moscou no início desta semana, está atualmente em visita de Estado à Índia. STOXX 600: +0,24%
Commodities
Os preços do petróleo operam perto da estabilidade, enquanto investidores avaliam as perspectivas de um cessar-fogo na Ucrânia e os sinais de um excedente global crescente. As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, pressionadas pelo aumento das remessas marítimas de fim de ano e pela fraca demanda chinesa.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
REUTERS/Jeenah Moon



