

Quase metade dos brasileiros (49%) apoia barreiras tarifárias para controlar a entrada de produtos estrangeiros, segundo pesquisa Global Trends, da Ipsos, divulgada nesta terça-feira (2). O levantamento também aponta que 67% preferem consumir itens nacionais e 70% se esforçam para comprar marcas do país.
Mesmo com esse movimento de valorização interna, 75% dos brasileiros afirmam que a globalização é positiva — índice acima da média global, de 64%. O estudo revela ainda que 61% veem a imigração como benéfica, embora 73% digam que há imigrantes demais no país.
A edição também evidencia fraturas sociais aprofundadas por conflitos políticos, polarização e desconfiança nas instituições. No Brasil, 84% dizem estar mais atentos à desigualdade social, e oito em cada dez acreditam que a economia favorece ricos e poderosos.
A pesquisa foi realizada entre maio e junho, com 33 mil entrevistados de 43 países. Segundo a Ipsos, tensões econômicas, tecnológicas e familiares têm intensificado um “novo niilismo”, levando as pessoas a buscar confiança em círculos mais próximos, como amigos, microcomunidades e influenciadores.
Foto: Agência Brasil