terça, 02 de dezembro de 2025
Euro Dólar

VINHO DE MORRO DO CHAPÉU CONQUISTA MEDALHA DE PRATA EM CONCURSO INTERNACIONAL MAIS IMPORTANTE DA AMÉRICA LATINA

João Paulo - 02/12/2025 09:34 - Atualizado 02/12/2025

O vinho Syrah Reserva Reconvexo, produzido em Morro do Chapéu, conquistou medalha de prata no 30º Catad’Or World Wine Awards, concurso internacional de vinhos mais importante da América Latina, ocorrido entre os dias 27 e 29 de outubro, no Chile, com o resultado divulgado na semana passada. Esta é a primeira vez que uma vinícola de Morro do Chapéu, considerada a capital do vinho da Chapada Diamantina, conquista uma medalha internacional.

Em 2025, foram avaliadas mais de 1.350 amostras, de vinhos oriundos de 18 países de todo o mundo, por um júri internacional presidido por Alistair Cooper MW, influente Master of Wine do Reino Unido, além de ser escritor, consultor e educador com mais de 20 anos de experiência, consultor internacional e especialista na América do Sul, França e Austrália.

“Para nós é uma tremenda honra e felicidade. O sinal de um trabalho bem-feito, com significado e propósito”, publicou no Instagram a Vinícola Reconvexo, que produz o vinho premiado na competição internacional. O rótulo recebeu nota 85, que se refere à medalha de prata.

O Catad’Or conta com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial de Grandes Concursos Internacionais de Vinhos e Licores (VINOFED). No total, o Brasil recebeu 33 medalhas na competição.

“Morro do Chapéu é a capital do vinho da Chapada Diamantina e tem um potencial enorme para a vitivinicultura. Nosso clima é muito bom, as vinícolas estão sendo reconhecidas e ganhando prêmios, sem contar no turismo ufológico e no ecoturismo, com as nossas cachoeiras, grutas e tantos outros atrativos. O prêmio para o vinho Syrah Reserva Reconvexo é um sinal do avanço da qualidade da produção de vinhos em Morro”, disse a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo.

A premiação atual repete o reconhecimento de vinhos produzidos em Morro do Chapéu já haviam sido apontados como melhores da Bahia e ganhado destaque nacional. O Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, receberam medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, a maior degustação às cegas do país. Ambos conquistaram nota 92, entre mais de mil rótulos inscritos.

Fotos: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.