

A Neoenergia Coelba e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmaram uma parceria para ampliar ações de eficiência energética em todo o país. A Bahia será um dos principais estados beneficiados: R$ 3,7 milhões serão destinados a projetos locais desenvolvidos ao longo dos próximos dois anos.
A iniciativa foi oficializada em Brasília, durante reunião da diretoria da CNI, com participação de representantes da Neoenergia, da CNI, do SENAI e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O acordo prevê que o SENAI atuará diretamente na execução dos projetos, oferecendo suporte técnico, diagnóstico energético e desenvolvimento de soluções voltadas à modernização de instalações e ao uso mais eficiente da energia no setor produtivo.
“Essa parceria com a CNI e o SENAI fortalece nossa agenda de eficiência energética e reforça o compromisso da Neoenergia com a inovação. Ao direcionarmos investimentos para soluções modernas e para contratação de equipes especializadas para o apoio dos programas de eficiência energética, ampliamos a contribuição do setor elétrico para o desenvolvimento das regiões onde atuamos”, afirma Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia.
Os investimentos seguem as diretrizes do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e contemplam ações como melhoria de sistemas elétricos, projetos com fontes incentivadas, tecnologias para armazenamento de energia, iniciativas de aquecimento eficiente e uso de metodologias que estimulem inovação e redução de desperdícios.
O diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal, destaca a experiência da instituição ao atuar em projetos de modernização industrial. “O SENAI tem a expertise para atuar em todas as etapas, da avaliação e diagnóstico dos problemas ao desenvolvimento de soluções e capacitação das equipes para maior eficiência dos sistemas de energia, o que resulta em maior produtividade”, pontuou Leal.
Para atender à demanda prevista, serão mobilizados profissionais especializados, incluindo engenheiros e técnicos que irão acompanhar o planejamento, a análise das unidades consumidoras, a elaboração de documentação e a implementação das melhorias.
Com o aporte previsto para a Bahia, a Neoenergia Coelba fortalece iniciativas que geram economia para consumidores, modernizam estruturas e apoiam o desenvolvimento sustentável de indústrias e negócios instalados no estado.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba



