

O Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades-BA) realizou, na manhã desta quarta-feira (26), no Auditório do Centro de Operações de Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, a solenidade de posse dos novos conselheiros e conselheiras estaduais para o triênio 2025–2028. O evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e do poder público, reforçando o compromisso com a participação social na construção das políticas urbanas do Estado.
A cerimônia foi conduzida pela Secretária de Desenvolvimento Urbano e Presidente do ConCidades-ba, Jusmari Oliveira, que representou o Governador da Bahia e conduziu o ato oficial de instalação da nova composição do colegiado. Também compuseram a mesa a secretária executiva do Conselho, Micau Barreto, e superintendentes de habitação, mobilidade e gestão territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e Valeria Ferreira, representando a secretaria de saneamento (SIHS).
“Esse conselho tem uma tarefa muito grande, que é disseminar a democracia participativa por todo o Estado da Bahia. Essa é a nossa grande missão: criar conselhos municipais, para que a participação social esteja presente e gere bons resultados no desenvolvimento da Bahia.”, destacou a diretora executiva do ConCidades-ba, Micau Barreto.
Ao todo, foram empossados 61 conselheiros titulares e 61 suplentes, entre novos integrantes e representantes que renovaram seus mandatos. A gestão é de três anos e os conselheiros passam a atuar em pautas estruturantes para o desenvolvimento urbano da Bahia, com destaque para habitação, mobilidade urbana, saneamento e resíduos sólidos, além da assistência técnica para municípios.
“O Conselho das Cidades traz a pluralidade de vozes que fortalece o planejamento urbano do nosso estado. As contribuições de cada conselheira e conselheiro estão refletidas em leis e políticas públicas que deixam um legado permanente para o desenvolvimento da Bahia, sempre guiado pelo direito à cidade e pela melhoria da qualidade de vida da população”, declarou a secretária Jusamari.
A instalação oficial do Conselho ocorreu após a verificação da regularidade das indicações e nomeações dos membros. Em seguida, todos e todas assumiram publicamente o compromisso com os princípios que norteiam o ConCidades-BA: participação social, transparência, controle democrático e promoção do direito à cidade.
ConCidades-BA
O Conselho Estadual das Cidades da Bahia é um espaço público de co-gestão das políticas urbanas. Nele, representantes do governo e da sociedade civil dividem responsabilidades para propor, negociar, decidir e fiscalizar ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida urbana em todo o estado.
Foto: Luis Lima