

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, afirmou durante abertura do III Fórum Bahia–China, ocorrido nesta terça-feira (25), na capital baiana, que o país oriental é um exemplo para o mundo. o evento marca o avanço de uma agenda internacional que prioriza soluções sustentáveis, inclusão socioprodutiva e uso de tecnologia para redução das desigualdades. A programação contemplou debates sobre transição energética justa, economia verde e digital, inovação tecnológica e estratégias para ampliar a cooperação entre Bahia e China.
“Ouvi uma frase do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, uma frase muito interessante que eu penso que se encaixa muito bem nessa relação próspera, generosa, fraterna entre o povo baiano e o povo chinês. Ele cunhou que o nome da paz deve ser desenvolvimento, pois com o desenvolvimento, chegaremos à paz. A China é um exemplo para o mundo, no quanto distribuindo a paz e lutando com disciplina pelo seu desenvolvimento, transformou-se em uma nação modelo a ser seguida por vários países, sobretudo aqueles que estão como nós aqui no Sul global”, afirma Angelo Almeida.
O secretário concluiu dizendo que a missão, de comandar a SDE, dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, há três anos, foi cuidar do ambiente de negócios, favorecendo aqueles que pretendiam investir na Bahia, fosse ele micro, pequeno, médio ou grande. Ressaltou ainda que toda equipe da secretaria tem recebido todos os projetos e dedicando-se com muito afinco, vontade de servir e ajudar a construir uma Bahia melhor, mais fraterna e mais digna para o povo baiano.
O evento foi organizado pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Consulado-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro.