

O programa Carro Sustentável impulsionou a venda de veículos populares na Bahia e elevou em 11,5% a circulação dos modelos contemplados pela política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que, entre julho e outubro, cerca de 5.050 unidades dos 25 modelos credenciados entraram em circulação no estado.
O crescimento supera o avanço registrado pela frota de automóveis em geral, que aumentou 1,28% no mesmo período. O programa federal, em vigor desde 11 de julho, zerou o IPI para veículos compactos de alta eficiência energética produzidos no Brasil e reduziu a alíquota para modelos leves movidos a energia limpa e enquadrados em requisitos de reciclabilidade e segurança.
Segundo a coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, Ana Paula Vieira, o efeito foi imediato nos preços. Ela explica que os descontos nos modelos de entrada chegaram, em alguns casos, a R$ 13 mil. No Sicredi, o volume de crédito destinado ao financiamento de automóveis na Bahia tem acompanhado esse movimento.
“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra desses modelos mais estratégicos para o país, tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores”, afirma a especialista. Ela acrescenta que o perfil de parte dos compradores também mudou: “Há uma preocupação crescente com sustentabilidade e impacto ambiental, especialmente entre quem está substituindo veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis”.
O financiamento tem sido outro elemento relevante na decisão de compra. Em um cenário de juros elevados, os consumidores procuram categorias com maiores abatimentos e instituições que ofereçam condições competitivas. Ana Paula observa que o modelo cooperativo amplia esse acesso: “Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis, facilitando a obtenção de financiamento para veículos incluídos no programa”.
Entre os modelos autorizados no programa Carro Sustentável, estão:
General Motors
Renault
Volkswagen
Hyundai
Stellantis
Foto: André Neiva/MDIC