

Capitaneada pelo empresário baiano Marco Lessa, a MVU Empreendimentos deu um salto no setor de turismo de negócios e eventos em 2025. A empresa, que possui ações calendarizadas como o Origem Week e Chocolat Festival, se destaca pelo fortalecimento das cadeias produtivas do estado e promoção da relação do trade brasileiro com o mundo, intensificando a sua participação em conferências internacionais. De olho no futuro e em novos mercados, em 2026 a MVU mantém o ritmo de crescimento com propostas pioneiras, e consolidando a sua agenda de atividades culturais e gastronômicas, com foco no turismo de experiência.
Carro-chefe da MVU, o Chocolat Festival se firmou como o maior evento do setor da América Latina, com 44 edições realizadas e um saldo de mais de 500 marcas de chocolates desenvolvidas, 350 expositores por edição e atração de mais de 1,2 milhões de visitantes, de acordo com a empresa. Neste ano, além da Bahia, o Distrito Federal e Pará receberam a maior vitrine do cacau e derivados do hemisfério sul, com Ilhéus, Brasília e Altamira se tornando cidades-sedes do chocolate, movimentando, juntas, uma receita de mais de 30 milhões de reais. Em 2026, a MVU retorna para os locais e anuncia edições em Belém e Portugal.
“Mais projetos, mais países, mais produtos, marcas, mercados e eventos. E o grupo voltando a atuar para terceiros, como agência de propaganda e marketing, e organizadora de eventos. Que venha 2026!”
A empresa ainda realizou a versão local do Origem Week em Salvador, maior pólo gastronômico e cultural do estado. O evento contabilizou mais de 30 mil visitantes, mais de 250 expositores e cerca de 15 milhões em negócios, com presença de chefs renomados, produtores nacionais e especialistas e investidores internacionais. Em maio/26, o Origem Week faz a sua quinta edição na Bahia e ganha o Brasil e o mundo com edições em Brasília, Portugal, França e Espanha.
A MVU empreendimentos finalizou suas atividades anuais liderando uma missão brasileira em Paris durante o Salon du Chocolat. Segundo o CEO, em 2026, a empresa amplia as incursões internacionais com visitas para Amsterdam e Lisboa, com uma delegação de produtores de origem, fabricantes nacionais, promovendo a qualidade e sustentabilidade do cacau nacional na Europa.
“O ano de 2025 foi muito especial, pois além do crescimento dos principais projetos, em público e resultados, celebramos o Brasil como país de honra do Salon du Chocolat de Paris, depois de 15 anos de missões.”
Além de potencializar as ações com suas marcas, a MVU volta a atuar na execução de eventos B2B, prestando atendimento e consultorias para outras empresas do setor público e privado do Brasil e da Europa, acompanhando todas as etapas, como planejamento,organização, coordenação e promoção.
Calendário 2026 – MVU Empreendimentos
Fotos: Alberto Monteiro



