

A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta terça-feira (18), um treinamento voltado à qualificação dos ambulantes que atuam no Centro Histórico e que irão trabalhar no Natal e no Carnaval. A ação segue nesta quarta (19) e deve alcançar cerca de 400 profissionais. O objetivo é aprimorar o atendimento aos soteropolitanos e turistas durante os dois períodos de maior movimento na região.
A iniciativa, ocorrida na sede do Distrito Cultural do Centro Histórico, no Terreiro de Jesus, integra o programa Sou Salvador e é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Semop).
“Através de oficinas rápidas e conectadas com a realidade dos ambulantes, os encontros estimulam a melhoria das condições de atendimento e comercialização, além de fornecer conhecimentos básicos para composição de custos e precificação dos seus respectivos produtos e serviços. No fundo, o nosso principal objetivo é ampliar as possibilidades de geração de renda por quem faz a cidade acontecer cotidianamente, prestando um serviço que faça sentido para todos”, explicou a diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, Mayla Pitta.
De acordo com o titular da Semop, Décio Martins, a capacitação e o desenvolvimento profissional são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade dos trabalhadores ambulantes.
“Longe de ser apenas uma atividade informal, o trabalho ambulante é um empreendimento que exige habilidades e conhecimentos específicos para prosperar em um ambiente competitivo e em constante mudança. A capacitação ensina técnicas de comunicação, habilidades de persuasão e, principalmente, como resolver conflitos, além de garantir para os que trabalham com alimentos, o treinamento em boas práticas de higiene”, afirmou o secretário.
Vale lembrar que a Semop já realizou o credenciamento dos ambulantes que atuarão nos festejos e, após esta etapa de qualificação, fará a distribuição de kits com identificação e padronização dos equipamentos. Durante o Natal e o Carnaval, a pasta também manterá fiscalização diária, com ampliação do efetivo para garantir a organização do espaço público.
O diretor de Iluminação (Dsip), Ângelo Magalhães, destacou que a preparação integra o planejamento do Natal Salvador e reforça a importância do comércio ambulante para a economia local.
“A capacitação dos ambulantes credenciados para o Natal Luz Salvador é fundamental para fortalecer ainda mais o trabalho desses homens e mulheres que movimentam diariamente a economia da nossa cidade. A festa no Centro Histórico trouxe vida nova a essa região tão importante, gerando oportunidades, renda e valorizando quem está ali todos os dias”, disse.
No ano passado, acrescentou, a festa atraiu 1,7 milhão de pessoas e a expectativa é superar essa marca em 2025, beneficiando diretamente esses trabalhadores que estão prontos para vender, empreender e acolher o público com dedicação e qualidade.
Entre os ambulantes presentes no primeiro dia de qualificação, Jaine de Souza, de 25 anos, que trabalha como trancista no Centro Histórico, avaliou de forma positiva a iniciativa.
“Acho importante participar do treinamento porque ele capacita a gente para atender melhor os clientes, ser mais convidativa, prestativa e atenciosa. Isso ajuda a melhorar meu atendimento e, consequentemente, as vendas”, contou.
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS



