

O secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, criticou nesta sexta-feira (14), por meio de suas redes sociais, as escalas exaustivas a que são submetidos trabalhadores e trabalhadoras do país e defendeu a escala 6×1 com a redução da jornada de trabalho. O secretário acrescentou o empenho do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores e destacou que lutarão ao lado da população por jornadas de emprego dignas e justas.
“Você percebeu que sua vida se resume a trabalhar e dormir e repetir isso todos os dias? Então, vamos falar da escala 6×1. Ela rouba seu tempo, saúde e o convívio com sua família. E por isso o presidente Lula e o PT lutam para mudar a realidade de quem acorda de madrugada, toma café às pressas e precisa correr para pegar o transporte com uma carga de seis dias seguidos. No entanto, a elite está passeando de iate, enquanto você pega sol quente na praia, vendendo picolé para ganhar o pão de cada dia e mal lembra o que é descansar”, realçou o secretário.
Éden usou como exemplo experiências da diminuição da carga de trabalho em outros países, destacando o aumento da produtividade e a diminuição de gastos para as empresas. “O mundo já provou que é possível ter jornadas muito mais humanas. Inúmeros países de grandes economias já adotam ou testam com sucesso jornadas muito mais justas com uma semana de quatro dias. Eles provaram que produtividade e dignidade caminham juntas”.
O secretário afirmou que o presidente Lula conhece profundamente a realidade de quem vive de jornadas cansativas. “Lula e o PT abraçaram a bandeira do fim da escala 6×1. Não é só uma discussão sobre horas, é sobre justiça social. É garantir que o trabalhador tenha tempo de qualidade com a família e para si. Essa proposta mais humana e equilibrada está no Congresso e vamos mobilizar e aprovar essa medida. É o PT e Lula do lado do povo brasileiro”.
Foto: Anderson Barbosa/Ascom PT



