

Com o prazo se encerrando em 23 de novembro, cerca de 30 mil imóveis localizados nas zonas de restrição de circulação do Carnaval 2026 ainda não realizaram o credenciamento de veículos junto à Transalvador.
Até o momento, apenas 3,4 mil moradores, cerca de 10% do total, fizeram o cadastro ou confirmaram os dados no sistema.Cada residência tem direito a até duas credenciais, que garantem a circulação nas áreas bloqueadas durante a folia. O cadastramento deve ser feito exclusivamente pelo site da Transalvador, na aba “Carnaval 2026”.
Moradores já cadastrados em anos anteriores podem apenas confirmar, alterar ou incluir veículos. Quem não fizer isso até o dia 23 de novembro precisará comparecer a um dos postos físicos, que terão datas e locais divulgados posteriormente. Para novos cadastros, o morador deve informar os números do IPTU, CPF ou CNPJ, e e-mail.
O sistema enviará um código de acesso para registro das informações do veículo. Mudanças nas placas poderão ser feitas até o final do prazo. Após essa data, as alterações só poderão ser realizadas presencialmente, mediante troca do adesivo e apresentação do CRLV. As credenciais serão entregues nas residências apenas para quem concluir o processo on-line dentro do prazo. Após o vencimento, será preciso retirar o adesivo nos postos de atendimento.
Como nos anos anteriores, o Carnaval contará com cinco grandes áreas de restrição de veículos, divididas em 12 subzonas. As credenciais são específicas para cada local, e motoristas que circularem fora da área autorizada estarão sujeitos a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, conforme o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro.